Por Alessandra Milanez, assessora de comunicação
O que você faz quando precisa de uma informação? Se a resposta for “acessar o Google”, saiba que está longe de ser o único. Segundo a empresa norte-americana de marketing digital imFORZA, 93% de toda a experiência online das pessoas começa usando um buscador.
Ao exibir as respostas, o Google seleciona quais conteúdos devem vir em primeiro lugar, ou seja, quais são os mais relevantes e que melhor respondem à dúvida do internauta.
Essas primeiras posições valem ouro. A mesma pesquisa da imFORZA mostrou que 75% dos usuários nunca passam da primeira página do Google. Por isso, se quer que sua empresa seja encontrada, é ali que ela precisa estar.
É assim chegamos ao marketing de conteúdo, uma estratégia focada em apresentar conteúdo relevante para o público-alvo da empresa no momento em que ele precisa.
Ele inverte a lógica do marketing tradicional, que tenta vencer o consumidor pela exaustão, inundando-o com propaganda por todo lado. É por isso que a taxa de conversão do marketing de conteúdo tende a ser muito maior, já que ele promove um “match” entre o que o usuário precisa e o que a sua empresa oferece.
Por fim, vale diz que as duas estratégias podem — e devem — conviver, funcionando de forma complementar.