Por Luciana Arroyo, coordenadora de comunicação.
Em assessoria de imprensa sempre que nós, assessores, conseguimos promover a aparição de um cliente em veículo de comunicação, como fonte ou entrevistado, dizemos que marcamos um gol. Agora quando o cliente tem um artigo de opinião publicado, comemoramos um “gol de placa”.
Isso porque estão cada vez mais disputados os espaços que jornais, sites e revistas dedicam às análises, sobretudo na grande mídia. Se os espaços são escassos, emplacar um artigo representa basicamente duas coisas: a assessoria fez um bom trabalho e o assessorado e/ou sua tese tiveram boa receptividade.
A aceitação do artigo pode ser influenciada por alguns fatores. Embora a qualidade do texto, sua pertinência e interesse público sejam cruciais, nem sempre são suficientes para garantir a publicação. As credenciais do autor, a identificação do veículo com o tema debatido – e não necessariamente com o posicionamento adotado –, o momento em que o texto é proposto, entre outros, podem pesar na decisão da editoria de opinião do veículo a que foi destinado.
O feeling da assessoria é fundamental para avaliar esses pontos. A rigor, um artigo que se propõe a analisar um aspecto específico de uma PEC, por exemplo, tem muito mais chance de ser publicado em um site jurídico ou em uma seção sobre legislação, do que nos espaços tradicionais dos jornais dedicados ao debate da conjuntura política e econômica.
Oferecer um artigo bem estruturado e embasado também é fundamental nesse processo de persuasão. Para que o texto atraia a atenção do leitor, para que seja lido e não apenas visto, precisa ter um algo a mais. Esse algo a mais é uma abordagem, um ponto de vista novo e instigante sobre aquilo que se dispõe a discutir. É preciso ter uma boa ideia; e a boa ideia é aquela diferente da que todo mundo já teve.
Dizer o óbvio, num espaço nobre, é, antes de mais nada, um desperdício. O autor pode e deve aproveitar tal visibilidade para demonstrar que conhece o assunto, que tem sobre ele um entendimento apurado. Uma boa argumentação, fundamentada em fatos e exemplificações dão conta disso.
Porém, mais do que se manifestar ou emitir uma opinião, ainda que ancorada em bons argumentos, é desejável que o autor mostre ao público que tem um olhar original sobre a questão, que formulou, de fato, uma tese e que possui uma resposta ou boas hipóteses para ela.
Em síntese, um bom texto de opinião é aquele com potencial de gerar reflexão e debate. O que o leitor espera ao terminar a leitura de um artigo não é ter sido informado sobre algo, mas ter sido provocado a pensar sobre esse algo.