Por Isabela Morais, analista de redes sociais
Famoso pelas discussões e memes curtos e diretos, o Twitter pode parecer uma rede social limitada e até hostil para empresas. Mas, na verdade, trata-se de um ótimo espaço para conquistar um público fiel e engajado. O segredo para isso? Saber falar no tom – e no tempo – da rede.
Criado em 2006, o Twitter tem 330 milhões de usuários ativos no mundo e é mais popular entre jovens de 18 a 29 anos. Só no Brasil são 30 milhões de pessoas. Somos o 2° país que mais usa o microblog, atrás somente dos Estados Unidos.
Com a pergunta “O que está acontecendo?”, a plataforma provoca o usuário a se expressar sobre o agora. Os temas mais discutidos do momento são mostrados em um ranking, atualizado em tempo real. O nome “twitter”, em inglês, tem dois significados que descrevem bem essas ideias de dinamismo e concisão: “pequena explosão de informações” e “pios de pássaros”.
E como numa floresta onde as aves cantam, se você quiser ser ouvido, terá que acertar no tom. No Twitter, as publicações precisam ser curtas, diárias, feitas no timing ideal e usando a linguagem correta. Dá trabalho, mas quando a empresa aprende a falar a língua da rede, encontra um bando de passarinhos muito fiel, interativo e que certamente irá “piar” sua mensagem adiante.